Regionalização dos conteúdos de um curso de especialização em Saúde da Família: experiência UNA-SUS/UFCSPA

Regionalização dos conteúdos de um curso de especialização em Saúde da Família, a distância: experiência da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS/UFCSPA) em Porto Alegre, Brasil.

Alessandra Dahmer, Fernando Freitas Portella, Rodrigo Alves Tubelo, Luciana Bisio Mattos, Marta Quintanilha Gomes, Márcia Rosa da Costa, Maria Eugênia Bresolin Pinto

O objetivo deste estudo foi descrever o processo de criação de conteúdos clínicos do Curso de Especialização em Saúde da Família promovido pela UNA-SUS/UFCSPA, de acordo com as características epidemiológicas e culturais de duas novas regiões onde o curso é ofertado. Ao conhecimento dos autores, o Curso de EspSF da UNA-SUS/UFCSPA é original quanto à regionalização dos conteúdos. Acredita-se que esse processo de regionalização permite um processo de aprendizagem com significado, tornando o curso mais atrativo ao profissional, estimulando que ele realize as atividades e diminuindo a evasão. Contudo, tais hipóteses carecem de investigação, as quais já estão sendo planejadas pela equipe da UNA-SUS/UFCSPA.
Para acessar o artigo na íntegra clique aqui