A UNA-SUS/UFCSPA

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) é um programa do Ministério da Saúde, criado em 2008, com o intuito de manter um sistema de educação permanente e qualificação dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde. Para atingir esse objetivo foi criada uma rede colaborativa de Universidades que oferecem cursos gratuitos e em diferentes níveis de capacitação, do aperfeiçoamento ao mestrado.

Os cursos da Rede UNA-SUS têm enfoque prático e dinâmico, utilizando casos clínicos comuns, visando à resolução de problemas presentes no dia a dia dos profissionais de saúde que atuam no SUS. O primeiro curso ofertado pela UNA-SUS/UFCSPA foi a pós-graduação lato sensu, na modalidade especialização, em Saúde da Família, cuja primeira turma iniciou em 2010.

O projeto é coordenado pela UFCSPA e envolve os professores das áreas de Saúde Coletiva, Medicina de Família e Comunidade, Enfermagem e Informática. O desenvolvimento e a coordenação das atividades específicas da área de odontologia são desenvolvidos por professores da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Objetivos da UNA-SUS/UFCSPA

– Oferecer cursos de especialização e de extensão para profissionais que atuem no SUS.

– Produzir materiais instrucionais para cursos a distância de acordo com as diretrizes da UNA-SUS e licenciá-los para livre circulação com finalidades educacionais e não comerciais.

– Capacitar tutores para atuarem em educação a distância na área da saúde.

– Desenvolver atividades de pesquisa em cooperação técnica com outras instituições, nacionais e internacionais.

– Desenvolver e implementar tecnologias educacionais que auxiliem na qualificação do atendimento aos pacientes do SUS.