O uso das tecnologias de informação e comunicação no fornecimento de educação interprofissional

O uso das tecnologias de informação e comunicação no fornecimento de educação interprofissional: uma revisão dos níveis de resultados da avaliação.

Vernon Curran, Adam Reid, Pamela Reis, Shelley Doucet, Sheri Price, Lindsay Alcock, Shari Fitzgerald

A Educação Interprofissional (IPE) em ambientes educacionais e clínicos de serviços de saúde e humanos proliferou internacionalmente.      O uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) na facilitação da aprendizagem interprofissional também está crescendo, mas revisões da eficácia das TICs na entrega de IPE pré e/ou pós-licenciamento foram limitadas. O objetivo do presente estudo foi revisar os resultados da avaliação das iniciativas de IPE realizadas por meio das TICs. A pesquisa foi feita em bases de dados eletrônicas relevantes e revistas de 1996 a 2013. Cinqüenta e cinco estudos foram identificados e a maioria relatou achados de avaliação no nível 1 (reação/satisfação). A análise revelou que os alunos reagem favoravelmente ao uso de TICs na entrega de IPE, e mediado por TIC IPE pode levar a uma atitude positiva e mudança de conhecimento. A maioria dos estudos relatou resultados positivos da avaliação no nível de satisfação do aluno, com o uso de modalidades de aprendizagem. O número limitado de estudos em outros níveis da tipologia de resultados e deficiências nos desenhos dos estudos indicam a necessidade de uma avaliação mais rigorosa IPE mediado por ICT.

Publicado no Journal of Interprofessional Care

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